Digite o nome do Personagem

Personagens em ordem Alfabética

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Coringa





Nome Completo: Joseph Kerr ( esse é um dos nomes atribuídos a ele)
Idade: Desconhecida.
Cidade Natal: Gotham City
Habilidades: Altamente inteligente, alto conhecimento de combate corpo -a- corpo, Engenharia, Química, Artes e Genética.
Codinomes: Capuz Vermelho, Palhaço do Crime.
Espécie: Humano
Principal Arma: Perfume do Coringa
************************

História e origem:

É um dos personagens mais famosos dos quadrinhos. São raros os vilões que conseguem popularidade como ele, sendo considerado por muitos como o mais célebre vilão dashistórias em quadrinhos.
O Coringa fora criado a partir de uma foto de Conrad Veidt no filme "The Man Who Laughs" (1928) trazida pelo roteirista Bill Finger, e uma carta de baralho trazida pelo desenhista Jerry Robinson.
Apesar de haver diversos relatos e histórias, a real origem do Coringa - assim como seu verdadeiro nome - ainda é um mistério. Apesar de em "Batman: A Piada Mortal" (1988) ele contar seu passado (a versão mais conhecida e aceita), na própria revista há um momento em que há confusão. Próximo do fim, na discussão sobre origens, o Coringa diz que ele próprio se confunde com o que ocorreu. "Não sei ao certo o que aconteceu. Às vezes me lembro de algumas coisas, às vezes não me lembro de nada... Se é para ter um passado, prefiro que seja um passado com múltiplas escolhas!"
Uma das versões fala de Joseph Kerr, uma criança problemática: vivia psicologicamente no seu mundo isolado após a separação de seus pais. Seu pai, em um momento de raiva, ao ver Joseph chorar, perguntou porque ele estava tão serio, e logo depois cortou a boca de seu próprio filho, deixando-o com uma cicatriz no lado esquerdo do rosto. As crianças com quem estudava o consideravam estranho, mas ele dizia que ele nao era estranho e sim todos os demais o eram. Em resposta, sua colega disse que se todos eram estranho e ele era único normal, ele continuaria sendo considerado estranho. No mesmo dia, ele arrumou briga com um colega de escola e fez o garoto ir para o hospital e levar 12 pontos na cabeça. Após ter sido expulso de 3 escolas, ele desistiu dos estudos. Foi levado ao psiquiatra, mas nunca mudava sua personalidade estranha. Seu pai o considerava louco e desconsiderava ele como filho. Um dia, já atingida sua adolescência, ele fugiu de casa e incendiou a casa com seus pais dentro, e enquanto olhava a casa queimar cortou a outra parte de sua boca formando um sorriso completo em seu rosto. Nao se sabe o que ele faz a partir de então: acredita-se que ele virou ladrao de joalheria e assumiu o nome de Jack Napier até assumir o personagem Coringa.
Outra versão diz que ele era um ex-engenheiro químico com uma família para sustentar, e após ser demitido descobriu que sua mulher tinha câncer. Ele então buscou dinheiro para um tratamento, trabalhando como piadista, mas ninguém achava graça nele. Então ele se juntou com um grupo de ladroes e foi roubar uma fábrica de produtos químicos, e assumiu nesse dia o vulgo disfarce de um criminoso conhecido como Capuz Vermelho. Durante um assalto mal-sucedido, Capuz Vermelho caiu em um barril de substâncias químicas perigosas para escapar de Batman. Capuz Vermelho tenta assaltar uma fábrica e quando Batman e Robin invadem o lugar, o Capuz Vermelho cai acidentalmente num tonel de produtos químicos. É dado como morto, mas 10 anos depois ressurge completamente louco, com pele branca e cabelos verdes.
Há ainda uma terceira versão, amplamente aceita, em que o Coringa tem seus problemas de infância (como contado na primeira versão), e ao crescer, decide roubar uma fábrica da companhia de cartas, para se vingar de sua demissão do cargo de engenheiro químico, e, ao tentar fugir, se joga em um duto com o que seria o lixo tóxico proveniente do material que pinta as cartas. O resultado é o desconhecimento de seu paradeiro, já que este assume nova personalidade ao mudar sua figura. Cabelos verdes, lábios vermelhos e pele branca tornam-se a nova marca registrada do personagem.
Após roubar e matar diversas pessoas, ele encontrou sua alma gêmea, seu equivalente: o Batman. Daí em diante, o Coringa dedica sua vida a desafiar o herói e a combatê-lo, causando pânico e terror para atingi-lo.
Em sua primeira aparição, em 1940, o Coringa era um ladrão de joalherias, que matava as pessoas presentes no local do assalto. Nos anos 1940 e 50 o Coringa sempre aparentava morrer mas nunca recuperavam seu corpo. O personagem se alterou para uma versão mais amena em 1960 devido ao Comics Code Authority, que vigiava o conteúdo das histórias em quadrinhos. O personagem voltou a uma versão próxima a original em 1973, quando Dennis O'Neil e Neal Adams criaram um Coringa maníaco homicida obcecado com Batman.


Em 1953, a Editora Brasil-América Ltda., a Ebal, do Rio de Janeiro, que lançou as histórias em quadrinhos do Batman no Brasil decidiu que a palavra Curinga, o sinônimo correto para o Joker (em inglês), era muito feia e trocou-a por Coringa. O alter ego do Coringa é Joseph "Joe" Kerr, ou no filme de 1989, Jack Napier.


Curiosidades:

Suas frases mais famosas são: 


I believe whatever doesn’t kill you simply makes you stranger.
Eu acredito que tudo que não te mata, te deixa mais estranho.

You let me know when you start taking things a bit more seriously.
Me avise quando começar a levar as coisas mais a sério.

Introduce a little anarchy!
Introduza um pouco de anarquia!

I don’t wanna kill you. You complete me.
Eu não quero te matar. Você me completa.

And I thought my jokes were bad…
E eu achava que minhas piadas eram ruins…

I am an agent of chaos.
Eu sou um agente do caos.

Madness is like gravity. All it takes is a little push.
A loucura é como a gravidade. Só precisa de um empurrão.

The only sensible way to live in this world is without rules!
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!

I’m not a monster. I’m just ahead of the curve.
Eu não sou um monstro. Só estou na vanguarda.

I’m a dog chasing cars. I wouldn’t know what to do if I caught one.
Sou um cachorro perseguindo carros. Eu não saberia o que fazer se alcançasse um.

If you’re good at something, never do it for free.
Se você é bom em alguma coisa, nunca a faça de graça.

Why so serious?
Por que tão sério?

Algumas das Revistas em que o Coringa aparece:






Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário